logo.gif







Planetas Telúricos
 
Mercúrio

dreamstimefree_1515330aEsse planeta é o mais próximo do Sol, com uma distância de apenas 57,9 milhões de quilômetros. De temperatura elevadíssima do lado esférico iluminado pelo Sol e, com o lado escuro fatalmente frio, Mercúrio tem sua superfície fortemente marcada por crateras. Esse planeta é desprovido de ar, ou seja, condições claramente hostis que desencorajam os astronautas a desembarcar nele.
 
A duração de sua órbita em volta do Sol é de 88 dias e a rotação é de 58 dias e 15 horas. É o menor planeta do Sistema Solar, sendo 40% menor que o planeta Terra.

Sua atmosfera é composta por potássio, sódio, oxigênio atômico, argônio, hélio, oxigênio molecular, nitrogênio, dióxido de carbono, água e hidrogênio. A superfície é marcada pela presença de planícies que, devido ao impacto de meteoritos, apresente muitas crateras.

Mercúrio não possui satélites naturais, ou seja, é um planeta sem luas.

O planeta foi identificado por uma observação através do telescópio, realizada pelo conhecido astrônomo italiano Galileu Galilei.

Distância média do Sol: 57.910.000 km
Massa: 3.302 x 1023 kg
Área superficial: 7.500 x 107 km²
Diâmetro: 4.879 km
Temperatura média: 800º C

Vênus

De tamanho quase idêntico ao da Terra, esse planeta está constantemente envolto por camada de nuvens que não permitem a passagem de luz solar até sua superfície. A hostilidade também está presente em suas condições atmosféricas, pois os gases são sufocantes e venenosos, tornando inviável qualquer forma de sobrevivência, típica do planeta Terra.

Seu movimento de rotação, a volta completa sobre si, demora 243 dias, fazendo com que seus dias sejam maiores que os anos. Vênus é facilmente avistada em nosso céu durante a noite. É um corpo celeste bastante conhecido e vulgarmente chamado de estrela d'alva, da manhã, da tarde, Vésper (altura de sua aparição) e do pastor (hora em que este movimentava o rebanho).

Vênus é um planeta que não possui satélites naturais e sua atmosfera é composta, principalmente, por: dióxido de carbono, nitrogênio e outros gases em menor quantidade, como dióxido de enxofre, argônio, monóxido de carbono, vapor de água, hélio e neônio. Sua pressão atmosférica é extremamente alta e os ventos na parte superior das nuvens podem alcançar 400 km/h. Seu núcleo é formado por ferro e coberto com manto rochoso.

dreamstimefree_586474aDistância do Sol: 108.200.000 km
Massa: 48.685x1024 kg
Área superficial: 4600x108 km²
Diâmetro: 12.103 km
Temperatura média: 480º C

Terra

Ao contrário de outros planetas, a Terra é ativa graças aos vulcões e tremores de terra que mantém a superfície em constantes mudanças. É o único planeta em que a água se apresenta no estado líquido e onde o ar é rico em nitrogênio e oxigênio. A combinação desses dois elementos propicia um filtro à atmosfera, ajudando a filtrar algumas radiações mais nocivas que o Sol emite. A atmosfera também protege a superfície terrestre da colisão de meteoritos. Essas condições permitem que haja vida no planeta.

A Terra é conhecida por ter uma aparência esférica azul e brilhante devido à abundância de água líquida, cobrindo mais de 2/3 do planeta, tornando-se única no Sistema Solar.

Seu movimento ao redor do próprio eixo é conhecido por rotação. Esse movimento é anti-horário e dura 24 horas, um dia para dar uma volta sobre si mesma. A velocidade de rotação é de 1500 km/h, originando também a sucessão dos dias e das noites.

Como outros planetas do Sistema Solar, a Terra também exerce um movimento ao redor do Sol. Esse movimento denomina-se translação. A translação dura 365 dias, ou seja, um ano, dando origem às quatro estações do ano: Primavera, Verão, Outono e Inverno.

Distância do Sol: 149.600.000 km
Área superficial: 510.000.000 km²
Diâmetro: 12.756 km
Temperatura média: 15º C

dreamstimefree_1451031aMarte

Considerado um astro pequeno por ter, proporcionalmente, metade do tamanho da Terra, Marte possui algumas semelhanças com o planeta azul. Algumas delas são: rotação com duração de 24 horas, calotas polares e atmosfera. Tal atmosfera é formada por elementos como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio.

Descobertas recentes mostram evidências da existência de água no planeta por meio de superfícies com erosões e presença de partículas de gelo.

Sua translação dura 687 dias e a rotação 24 horas e 36 minutos. Marte é detentora de duas pequenas luas: Fobos e Deimos.

Distância do Sol: 227.940.000 km
Massa: 0,107 x a massa da Terra
Diâmetro: 6.794 km
Temperatura média: -63º C