logo.gif







Características dos Planetas

dreamstimefree_290798aEm torno do Sol, orbitam oito planetas principais conhecidos atualmente. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Até meados de agosto de 2006, Plutão era visto como um nono planeta do Sistema Solar, tendo essa concepção alterada na atualidade. A União Astronômica Internacional modificou essa definição por considerar Plutão um planeta anão ou um planetoide, por ter dimensões muito pequenas.


Os planetas de dividem em dois grupos: Os telúricos e os gasosos. Os telúricos são os quatro que se encontram próximos ao Sol, compostos de rochas e silicatos. São eles: Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Os quatro planetas gasosos se encontram depois da órbita de Marte. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Esses últimos são conhecidos por terem grandes dimensões, dividindo-se em dois subgrupos: Júpiter-Saturno e Urano-Netuno.


O eixo de rotação da maior parte dos planetas é aproximadamente perpendicular à eclipse descrita pelas órbitas. A única exceção é a de Urano, estando a órbita desse planeta inclinada para um lado.


Os planetas, ao contrário das estrelas, não possuem luz própria, sendo vistos apenas pelo fator de a luz ser emitida pelo Sol e refletida por eles.